Gestão da Inovação no Ambiente Empresarial - Curso Online - Ietec

Conceito de Gestão de Conflitos

Para selecionar o melhor estilo de gestão de conflitos, deve-se ter em mente a palavra-chave negociação. O conceito de negociação opõe-se a ideia de um sistema em que duas ou mais partes todas com interesses comuns e antagônicos se unem para confrontar e debater propostas explícitas com o objetivo de alcançarem um acordo que seja satisfatório para as partes.

2) uma nova área de pesquisa está aparecendo, combinando potencialmente os campos de conhecimento sobre Sistema de Informações, estratégias de negócios, comportamento organizacional, gerência de tecnologia e economia industrial. O uso da reengenharia de processos para direcionar os novos sistemas de informação pode proporcionar um aumento significativo da satisfação dos clientes e/ou a redução de custos. Algumas empresas utilizam a tecnologia apenas para fazer mais rápido o mesmo trabalho. A análise de aquisição dos produtos e serviços de tecnologia está vinculada à avaliação dos valores internos da empresa. Essa análise ocorre desde a sua cultura, o nível dos seus gestores e colaboradores, até a análise dos seus negócios, sem desconsiderar o planejamento estratégico para o futuro. Os novos desafios dos gestores com a implantação de processos baseados em TI estão ao alcance de metas e objetivos organizacionais específicos, que combinam habilidades de liderança e comunicação com conhecimentos técnicos sobre o negócio. As grandes transformações ocorridas nos últimos anos, impulsionadas, principalmente, pelo avanço da tecnologia, provocaram a passagem da antiga sociedade industrial para uma nova sociedade baseada na informação e no conhecimento.

Não é incomum vermos empresas solicitar os desenvolvedores de software um sistema para fazer pedidos pela Internet, ou mesmo para coordenar sua linha de produção acreditando que isto é suficiente para aproveitar os benefícios desta nova modalidade de negócios. Outras empresas preferem a passividade, optando por não investir em TI baseadas na intuição de seus executivos, que não visualizam os benefícios das ferramentas digitais. Partindo das proposições descritas, observa-se que a Administração de Informática, assim como outras modalidades de gestão, deve considerar os princípios e teorias da gestão geral, não sendo aceita que ela tenha uma forma totalmente distinta ou particular de ser realizada. A Tecnologia da Informação (TI) os Sistemas de Informações (SI) são fatores presentes e reais implantados nas bases organizacionais, isto é, bases formadas pelos contextos de pessoas utilizando a tecnologia para atingirem resultados dentro de uma perspectiva que engloba aperfeiçoamento constante, eficiência e eficácia. A TI desde o seu surgimento até os dias atuais sofreu grandes inovações: do uso burocrático, a ferramenta administrativa de negócios, passando então a ser consultada como ferramenta de base de apoio nas tomadas de decisões e processos organizacionais.

No ambiente dos negócios, a revolução digital é ferramenta transformadora dentro desse panorama, pois administrar a Tecnologia da Informação é dar apoio sustentável aos indivíduos das organizações, independentemente de cada área de atuação. O conhecimento tecnológico da Administração é importantíssimo, fundamental e indispensável para o modo de agir do administrador. O seu desempenho depende, sobretudo, de sua personalidade e de suas habilidades. O ambiente empresarial está mudando continuamente, tornando-se mais complexo e menos previsível. Cada vez mais ele depende de informação e de toda a infraestrutura tecnológica, o que permite o gerenciamento de enormes quantidades de dados. A tecnologia gera grandes transformações no comportamento social. As mudanças que ocorrem de forma ágil e sutil influenciam também o comportamento nas corporações. Segundo Vasconcelos e Ozaki (2005), atualmente uma gama de empresas veem os negócios eletrônicos (E-commerce) como sendo apenas a implementação de um site para vendas através da Internet.

Os seus efeitos básicos explicam porque a Tecnologia da Informação adquiriu um significado estratégico e diferencia-se de outras tecnologias utilizadas nos negócios. A definição que considera os conceitos já mencionados de forma abrangente, é que a (TI) é tudo aquilo com que podemos obter de informação, armazenar, tratar, comunicar e disponibilizar a informação. Tal abrangência se mostra amplamente coerente com a intensa utilização no novo ambiente empresarial, permitindo a realização dos negócios.
O campus Maracanã é o que acumula a trajetória histórica do Cefet/RJ, que se iniciou em 1917, com a Escola Normal de Artes e Ofícios do então Distrito Federal, mais tarde denominada Escola Técnica Nacional. Em 1942, a instituição ganha a referência da rede federal de estabelecimentos de ensino industrial, e assiste, posteriormente, à transformação de Escola Técnica Federal em Centro Federal de Educação Tecnológica, em 1978.


O programa, a metodologia e os grupos são adaptados às necessidades profissionais (ou outras) dos formandos. A formação é ministrada com uma carga horária variável em grupos de número reduzido de formandos ou em regime individual. A tecnologia de informação ligada ao sistema de informação oferece recursos tecnológicos e computacionais para a geração de informações, e os sistemas de informação gestacional estão cada vez mais alargados, ou seja, sofisticados e segmentados, propondo mudanças nos processos organizacionais, estrutura e estratégia de negócios. Assim como os recursos físicos, o conhecimento técnico também pode estar facilmente ao alcance dos concorrentes, uma vez que os profissionais de TI, de maneira generalizada, possuem formação técnica semelhante. Dessa forma, além do conhecimento técnico, o pessoal de TI deve conhecer bem os processos organizacionais que envolvem os negócios, as estratégias da organização e a cultura das pessoas e da empresa. Somente assim, a empresa terá condições de empregar, da melhor forma possível, a sua. Quando a empresa adapta a tecnologia às suas particularidades estratégias, cultura e estrutura organizacional -, ela protege o seu sistema de possíveis cópias pelos concorrentes.

Drucker (1998 apud Albertin, 2009) ressalta que estamos entrando na sociedade do conhecimento, onde não mais o capital, os recursos naturais ou a mão-de-obra podem ser considerados como recurso econômico básico, mas, sim, o conhecimento, sendo que serão os trabalhadores do conhecimento os que desempenharão o papel central. Considera, ainda, a Gestão do Conhecimento o passo seguinte à Gestão da Informação. O conhecimento é a chave para a conquista de vantagens competitivas no atual ambiente empresarial. Nos dias atuais, não se admite que uma organização queira fazer frente no mercado global com vantagem, sem a utilização dessas ferramentas. Estes fatos abrem lacunas para que os novos gestores, com novas visões busquem o aperfeiçoamento contínuo para suas organizações. O desenvolvimento e a crescente evolução das organizações é fruto da evolução do conhecimento e da informação, por isso as transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico nas áreas de informação e comunicação afetam significativamente a sociedade.

Trata-se de um esforço integrado envolvendo as áreas de TI, estratégia, comercial, logística, financeira, além do próprio cliente, e fornecedores promovendo uma mudança cultural. Alterando a forma como as pessoas trabalham inclusive o próprio setor técnico operacional da empresa em prol de uma gestão eficaz com vistas às metas traçadas com a implantação das Tecnologias de Informação, caso contrário o resultado final pode se tornar catastrófico conduzindo muitas vezes à organização a falência. Ocupando um terreno de , o campus dispõe de de área construída, subdivididos em dois campi, 11 blocos e seis pavilhões. São 72 salas de aula, 166 laboratórios e oficinas, nove auditórios, uma biblioteca, duas videotecas, um complexo esportivo com quadras, ginásio, piscina e pista de atletismo, entre outros espaços de natureza educativa.

Uma delas se refere ao estágio de desenvolvimento tecnológico das empresas e/ou de seus processos internos. O gerenciamento dos Sistemas de Informação (SI) é uma das funções fundamentais dentro de uma organização, podendo atuar como um subsistema no sistema organizacional. As influências externas na organização podem ocorrer por meio das novas regulamentações governamentais, mudanças de tecnologia, e/ou competições etc. O acompanhamento dessas mudanças necessita de mobilização de todos os recursos, além o pessoal de informática. Frota (2010, p. 124). Recursos limitados A escassez de recursos (devido a reduções promovidas pelas organizações, para se tornarem competitivas) é motivo de diversos atritos, já que podem limitar o desempenho de departamentos e colaboradores. Como se pode observar, o percentual de empresas conectadas à internet no Brasil passou de 95, em 2007, para 97, em 2010, um aumento de 2 em menos de três anos, mostrando que o poder da tecnologia da informação só tende a crescer no ambiente dos negócios.

A caracterização da Tecnologia da Informação segundo Marcovitch (1997) é um complexo tecnológico que envolve não só computadores e softwares, mas também redes de comunicação digital, protocolos e serviços informatizados como instrumento de apoio e gestão de organizações modernas preocupadas com a concorrência acirrada, ou seja, com a competitividade que esses novos componentes acarretam. A tecnologia da informação tem um importante papel no progresso em todas as áreas as quais ela é empregada. Problemas de comunicação A comunicação é uma atividade trivial para que a empresa alcance seu total desempenho. Ela se dá entre os funcionários e gestores, englobando todos os setores presentes na organização incluindo clientes e fornecedores aumentando a probabilidade do surgimento de ruídos por entre as informações passadas.

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Verifica-se que as preocupações técnicas e sociais da TI estão incluídas no setor de administração dos negócios. Como apresentado por Bostrom e Heinen (1977) citado por Albertin (2009, p. 2), com a justificativa da aplicação da Teoria Sociotécnica, ou seja, um sistema técnico voltado para processos, tarefas e tecnologia necessária para transformar entradas, (Input) como matéria-prima, e saída (Output) como produtos. O sistema social volta-se para o relacionamento entre pessoas e seus atributos, tais como atitudes, competências e valores, sendo que as saídas de um sistema de trabalho são o resultado da interação conjunta entre esses sistemas. Vários autores têm apontado as multidisciplinaridades dos Sistemas de Informações. Floyd (1988) citado por Albertin (2009, p. 2), propôs a mudança de paradigma como algo urgente, considerando que os sistemas baseados em computador (hardware e software), têm afetado cada vez mais um número maior de áreas do mundo e que a disciplina de engenharia de software existe não tem como lidar com esta situação de maneira sistemática. Para Earl (1987 apud ALBERTIN, 2009, p.



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De acordo com O Brien (2004) os dados são formados pelos fatos ou observações como imagens ou sons, que podem ou não serem usados. Por sua vez, a Informação é formada pelos dados que foram organizados de modo que adquirissem significado e valor para quem os recebe, denominado de recebedor. Por exemplo, quando um professor lança uma média de notas, sem nenhuma observação, essa média constitui um dado. Quando ele acrescenta o nome do aluno ao lado da nota, o dado adquire o valor de informação. Como existem diferentes níveis em uma organização é natural que também existam diferentes tipos de Sistemas de Informação com diferentes especializações. Esses processos exercem um papel decisivo em todas as questões de gestão da informação e de aprimoramento da organização. A Tecnologia da Informação permeia a cadeia de valor em cada um de seus pontos, transformando a maneira como as atividades são executadas e a natureza das interligações entre elas. Ela afeta também o escopo competitivo e reformula a maneira como os produtos e serviços atendem às necessidades dos clientes.

Esse modelo conhecido como Era da informação, a qual é necessário ter em mente a tecnologia de informação e os sistemas de informação como grandes precursores e responsáveis pelo valor adicional às tomadas de decisões no ambiente social e organizacional. Os Ginásios da Educação Da Vinci é uma marca de educação, formação e línguas que se encontra presente em mais de 40 localidades de Portugal.
No âmbito das línguas e idiomas, os Ginásios Da Vinci disponibilizam nas diversas localidades do país onde a marca está presente, uma oferta diversificada de cursos livres e certificados, de inglês, francês, alemão, italiano, russo, japonês, mandarim e português para estrangeiros. Observando esses tópicos de evolução da TI, pode-se dizer que a Tecnologia da Informação TI se tornou o esteio aos processos empresariais, permitindo operações digitais e ações adequadas às mudanças no cenário mercadológico, que ocorrem constantemente.

Concluímos, então, que todos esses conceitos de Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação, no ambiente dos negócios corporativos, só nos leva a entender que o uso dessas ferramentas nas organizações se tornou obrigatório na obtenção de eficiência e eficácia, pois, todos os processos organizacionais precisam ser administrados com ampla firmeza sempre buscando obtenção de resultados positivos. Nas ultimas décadas, o conhecimento tem se tornado um recurso cada vez mais estratégico para as organizações buscarem sua competitividade e sobrevivência: surgem assim as organizações baseadas no conhecimento. Desta forma o conhecimento organizacional pode se manifestar de várias formas, geralmente através de práticas estruturadas ou não. Portanto, não se pode perder o enfoque que para se obter um resultado eficiente em seu ramo de segmentação, há necessidade de uma integração eficaz de ferramentas de TI com modelos de gerenciamento apropriados.

Além de salas destinadas à administração superior, a atividades técnicas e administrativas, a serviços para a comunidade interna (restaurante, cantina, papelaria, agências bancárias) e a entidades representativas dos diferentes segmentos dessa comunidade, funcionam, também, um centro de recursos didáticos, uma gráfica e uma unidade de atendimento médico-odontológico. Nas organizações se tornou obrigatória na obtenção de eficiência e eficácia (Furlan, 1993) o planejamento do seu uso deve fazer parte das estratégias organizacionais. As Tecnologias da Informação (TI) proporcionam a infraestrutura e as mudanças, necessárias para vencer os desafios de uma competição globalizada. Apesar da evolução tecnológica empresarial, os sistemas de TI estão sempre precisando de adaptações. O uso das ferramentas Tecnológica da Informação (TI), juntamente com os Sistemas da Informação (SI), têm se tornado cada vez mais presente no ambiente organizacional, consequentemente as organizações investem em grandes proporções nessas ferramentas. Investimentos que sofrem variação de organização para organização dentro de uma perspectiva estratégica.

Partindo desse pressuposto, o uso das tecnologias da informação, de exemplos práticos da aplicação dos conteúdos técnicos, bem como, as reflexões sobre a experiência profissional de cada participante, são elementos norteadores dos cursos a distância do Ietec. Tudo isso mediado pela figura de um tutor com profundo conhecimento teórico e prático do conteúdo estudado. Abaixo encontram-se alguns tópicos que facilitarão a percepção de fatores que possam indicar que o trabalhador ou a empresa estejam passando por alguma crise no ambiente coorporativo. Caso seja constatado que há alguma disfunção neste local, ideias de saída serão apresentadas para restaurar a atmosfera harmoniosa entre os funcionários. Para além dos cursos com programa predefinido, os Ginásios Da Vinci disponibilizam nas diversas localidades do país uma oferta diversificada de cursos livres, à medida, de inglês, francês, alemão, italiano, russo, mandarim, português para estrangeiros, entre outros.

Pois as forças dos negócios como globalização, competitividade em nível mundial, requerimento de produtividade e ambientes voláteis, faz com que o uso da tecnologia pelas empresas seja cada vez mais elevado. Verifica-se que as preocupações técnicas e sociais da (TI) estão incluídas no setor de administração dos negócios, gerando uma interpretação definidas como relação de recursos de informação, recursos que oferecem grandes oportunidades para as organizações que tem sucesso no seu aproveitamento dos benefícios por este uso e aperfeiçoamento constante. O conhecimento é peça fundamental para se contextualizar as aplicações dessas ferramentas, pois englobam um enlace de técnicas operacionais, hardware, software, pessoas que são apenas implementos para a funcionalidade da tecnologia presente. Para acompanhar essa metamorfose, ou seja, a transformação, tanto as pessoas/gestor quanto as organizações têm procurado formas mais rápidas para se inserir nesse modelo atual de mercado.

Os tipos mais comuns de falhas de comunicação são: Com o intuito do melhor posicionamento acerca do papel do ambiente computacional nas organizações, criou-se uma visão, onde está demonstrada a posição do ambiente computacional como parte integrante do ambiente organizacional, as tecnologias de informação que integram o Ambiente Computacional e, como essa ferramenta tecnológica interage com os usuários possibilitando a criação, a disseminação, a utilização e a proteção do conhecimento, conforme a seguir: A Tecnologia da Informação pode ser definida como a relação de recursos de informação de uma organização, seus usuários e a gerência que os supervisiona. Ela inclui a infraestrutura de informação e todos os sistemas de informação em um ambiente organizacional, ou pode ser compreendida como o conjunto dos recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação.

Analisando o contexto global da tecnologia da informação, conforme reforçado pelo referencial teórico, percebe-se que a mesma sofreu algumas alterações no decorrer de sua existência, tanto no contexto organizacional como na vida pessoal. Passando por transformações dentro do panorama dos negócios, sendo peça estratégica de fundamental importância no ambiente organizacional. Conforme reforçado por Rezende e Abreu (2000), um sistema de informação eficiente pode ter um grande impacto na estratégia corporativa ou a organização a tecnologia, gerando expectativas positivas ou negativas. Esse curso online pretende apresentar e debater aspectos relacionados com a inovação e seus processos nas organizações, estabelecendo uma dinâmica para melhor compreensão da gestão da inovação como fator imprescindível para aumento de competitividade e otimização de resultados. Os cursos de Educação a Distância do Ietec, foram desenvolvidos através do conceito de que a aquisição do conhecimento é estimulada a partir das ações entre aluno, tutor, material didático e o ambiente de aprendizagem
que permite a interação entre os alunos.

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A TI deixou de ser um requisito burocrático e têm sido utilizadas por muitas organizações, como ferramenta administrativa dentro de um plano estratégico. É nessa perspectiva do uso da TI nas organizações, que grandes problemas são solucionados. Entende-se que o uso da Tecnologia de Informação, há algum tempo, deixou de ter sua decisão pautada apenas em aspectos burocráticos ou mesmo de apoio técnico aos sistemas organizacionais. Pois as transformações ocorridas nos interior das empresas estão inter-relacionadas, tudo isto com o desenvolvimento que se processou na área da Tecnologia da Informação. Atualmente a TI e os Sistemas de Informação (SI) estão incorporados praticamente em todas as atividades empresariais, fornecendo suporte para melhoria na qualidade de serviços e produtos. Portanto, o poder dessa ferramenta é indispensável nas aplicações em busca de resultados, chegando ao ponto que a TI passou a ser a base nas tomadas de decisões. Para o mundo empresarial, essas variações geram consequências fundamentais, causando preocupação diária aos empresários e executivos.

Dessa forma, acaba sendo necessário que parta por parte dos gestores buscarem estratégias para tentar reduzir os conflitos negativos.

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