Impactos da adoção de cursos profissionalizantes em uma escola
Atores coordenadores: solicitam que os atores ocupantes do espaço identificado no chão como Operadores se apresentem. Na apresentação, os operadores seguem o mesmo roteiro utilizado pelos supervisores.É comum ouvirmos que os bons empreendedores encaram crises econômicas como oportunidades e fazem do limão uma limonada. O que não fica claro, no entanto, é como fazer isso acontecer. No caso do ensino profissionalizante, os números apontam o caminho para entender como transformar tempos difíceis em períodos rentáveis. Quer ver? Você já percebeu que, nos últimos anos, os cursos profissionalizantes tem se tornado a primeira escolha para muita gente que procura uma vaga no mercado de trabalho? Na última década, os investimentos dos setores públicos e privados em cursos desse tipo apresentaram um pico de crescimento, bem como a retenção desses profissionais nas empresas. Se a velhice á um sinal de sabedoria e de virtude (os presbíteros são originalmente anciãos, i. e. , sábios e guias), se a China desde sempre honrou os velhos, é que se trata de uma prefiguração da longevidade, um longo acúmulo de experiência e de reflexão, que é apenas uma imagem imperfeita da imortalidade. Assim, a tradição conta que Lao-tse nasceu de cabelos brancos, com aspecto de um velho e que daí vem o seu nome, que significa Velho Mestre.
O programa Via Rápida Emprego do Governo do Estado já oferece, há alguns anos, cursos profissionalizantes para jovens. São cinco mil vagas, distribuídas em todo o Estado. A relação completa dos cursos e as condições para participar da seleção estão no site . Ao contrário do que acredita o senso comum, o certificado de um curso profissionalizante é muito bem recebido no mercado de trabalho e, por isso, tornam-se o foco de muitos estudantes. Isso acontece porque existe uma demanda de mão de obra qualificada, com conhecimentos técnicos. Por meio dos cursos profissionalizantes, que são mais baratos e rápidos, muitas pessoas de renda mais baixa conseguem ingressar no sistema educacional e, consequentemente, podem concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. É por isso que os cursos profissionalizantes são oportunidades de mudança de vida, de construção e redirecionamento de carreira. Os jovens já perceberam essa alternativa e, cada vez mais, recorrem à ela para aumentarem suas chances no mercado de trabalho.
No projeto, os objetivos gerais delimitam a natureza desejada do acontecimento. Não delimitam necessariamente um alvo preciso e definitivo, mas a clareira de inflexão da trajetória onde ela é revista e alterada. Assim, os objetivos gerais do Programa anunciam uma intencionalidade que ao mesmo tempo o delimita e, no passado e no futuro, o transcende. Assim, a partir de um momento, procura-se iluminar todo o horizonte da caminhada. Os objetivos gerais, vistos como os resultados mais amplos desejados, não podem ser restritos ao que é possível obter-se de imediato. Inicialmente, serão oferecidos os seguintes cursos profissionalizantes: Atendimento e Organização de Eventos, Atendente de Comércio Varejista, Auxiliar de Departamento de Pessoal, Informática para o Mercado de Trabalho e Auxiliar em Rotinas Administrativas. - Um Conselho Editorial, que é um grupo constituído de profissionais altamente qualificados, com a importante responsabilidade de avaliar, propor melhorias e aprovar a liberação do curso dentro de um padrão otimizado para os alunos.
Como Fazer um Curso Gratuito Profissionalizante?
O Conselho Editorial é que dá o tom e o respaldo para a uniformidade e manutenção da qualidade dos cursos. Estrutura para realização do projeto: Salas equipadas especificadamente para cada tipo de curso bem como climatizadas, com profissionais qualificados e monitores em cada turma para auxiliar no melhor atendimento dos alunos, recepção, sala dos professores, secretaria, tesouraria, banheiros masculinos e femininos em cada setor. Um convênio realizado entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Município de São Paulo está permitindo a abertura de oferta de vagas em cursos profissionalizantes para jovens a partir dos 16 anos. De acordo com técnicos dos órgãos de educação, trabalho e desenvolvimento social das duas esferas de poder, a maior dificuldade para o preenchimento destas vagas está na falta de capacitação básica dos candidatos. Os interessados em participar do processo seletivo para as vagas em cursos profissionalizantes devem se dirigir aos Centros de Apoio ao Trabalho (CAT); os endereços estão disponíveis no site . No momento da consulta, é preciso estar com a Carteira de Trabalho, Cédula de Identidade, CPF e comprovante de endereço.
"São equipamentos e pequenas reformas que vão possibilitar que se desenvolva nestas unidades de internação aulas de diversos cursos profissionalizantes, de aprendizagem profissional e outros como artes e música", observam Adriana Augusta Souza e Luciana Coutinho. Com a parceria, que prevê o repasse de verbas e recursos didáticos para as escolas que ministrarão os cursos profissionalizantes, o número de vagas para jovens e as opções de carreira devem aumentar nos próximos anos. Na última década, cursos profissionalizantes vêm ganhando relevância e contribuindo fortemente para a educação no Brasil. Atualmente, estima-se que em torno de 66 dos jovens até 24 anos recorrem ao ensino profissionalizante para disputar uma vaga de emprego. Essa grande parcela é fruto do forte investimento no setor dos últimos anos.
Saiba como escolher cursos profissionalizantes para sua escola
Governo e Senac São Paulo ampliam parceria que qualifica jovens para otrabalho 30 de junho de 2010
Como já elencamos, são inúmeras as vantagens que um curso profissionalizante traz, principalmente para as pessoas que desejam ingressar prontamente no mercado de trabalho, para aquelas que não têm condições de bancar uma faculdade particular e para quem deseja aprender um ofício ou se atualizar em uma área específica. Cada vez mais procurados, os cursos profissionalizantes podem trazer benefícios tanto para sua escola quanto para seus alunos. Confira! 5. Mais recentemene o Portal Setor 3 Informa: Mais de 120 jovens, de 15 a 24 anos, deram um novo passo rumo a sua vida profissional e ingresso no mercado de trabalho ao concluírem o Programa de Educação para o Trabalho, desenvolvido em São Paulo, numa parceria inédita entre a Coca-Cola Femsa, Senac e Governo do Estado. O programa, que visa desenvolver capacidades empreendedoras nos jovens, contou com cinco turmas que, durante seis meses, participaram de diversas atividades desenvolvidas no Parque Estadual Fontes do Ipiranga, zona Sul da capital paulista.
- Voluntários que trabalham na supervisão geral, na condução das oficinas, na organização cotidiana, etc.
- Para os cursos profissionalizantes os professores são indicados para ministrar aulas, sem nenhum custo, pelas entidades e escolas parceiras participantes do programa.
Por exemplo: um jornalista que pretende se inserir no setor de marketing digital pode realizar um curso profissionalizante para aprender sobre o assunto e conhecer as influências das mídias digitais no processo de vendas. É também umaalternativa para profissionais que desejam mudar de área sem ter que esperar 4 ou 5 anos para fazê-lo por meio de uma graduação. As alternativas mais comuns estão na área industrial (como eletroeletrônica e mecânica), tecnologia da informação, segurança do trabalho e saúde cursos de enfermagem, farmácia, estética, entre outros. O projeto tem a meta de qualificar quem está prestes a ingressar no mercado de trabalho, como os jovens do ensino médio, os trabalhadores da indústria e também pessoas entre 18 e 24 anos que não estudam e não trabalham. Entre as ações estão a de disseminar informações para a orientação profissional dos jovens, elevar o nível de escolaridade e ampliar o conhecimento de inglês e português dos trabalhadores da indústria e desenvolver cursos presenciais e à distância. O superintendente de Atendimento ao Adolescente da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo,Guilherme Rodrigues Oliveira, destacou também a pertinência do repasse de recursos. "O MPT tornou-se um aliado nos projetos de profissionalização em Minas. Participamos de diversas audiências de fomento à contratação de aprendizes e de destinação de multas para programas e cursos.
Destaco o Programa Descubra, de aprendizagem e, recentemente, por indicação do MPT, o privilégio de recebermos recursos em processo judicial para o Programa Acreditar!, de profissionalização". Nossa, sou muito a favor de cursos profissionalizantes. Eu consegui um emprego graças a esse tipo de curso, e, atualmente, minha filha faz faculdade, mas só conseguiu trabalho com um curso de inglês que ela tem. Se esperasse acabar a faculdade, iria demorar muito. Como você pôde perceber, os cursos profissionalizantes oferecem opções para todos os gostos. Com carga horária menor que um bacharelado, são perfeitos para quem não quer perder tempo e ingressar de pronto no mercado de trabalho. Pela formação específica e objetiva que oferecem, os cursos são cada vez mais procurados por aqueles que estão ansiosos para colocar a mão na massa. Impactos: Bem sabemos do impacto na vida desses adolescentes e jovens inscritos no projeto Pequeninos Teens, onde a maioria deles ainda na plenitude dos seus dias não tem mais expectativas de um futuro promissor, bem como na vida da própria sociedade, tanto no aspecto educacional, profissional e social, já que esses adolescentes e jovens estarão ocupando suas mentes de forma sadia, ficando os mesmos menos vulneráveis as drogas que tanto tem se espalhado em nossa nação, destruindo a vida de famílias.
Preparar jovens e adultos carentes da comunidade de entorno de Vila Brasilândia para o mercado de trabalho, através da oferta de cursos de formação profissionalizante, de forma planejada, continuada e totalmente gratuita, que lhes permitam adentrar ao mercado de trabalho, conseguindo com isso a geração de renda que promova a melhoria de qualidade de vida de seus familiares. A partir de 2015, os cursos profissionalizantes para jovens contemplarão também outras necessidades dos estudantes, como o reforço escolar para preencher as lacunas deixadas no ensino fundamental e atualizar pessoas que permaneceram muitos anos sem estudar. A formação técnica a ser ministrada visa à formação integral, à estabilidade financeira e à melhor qualidade de vida. Outras ações conjuntas estão sendo adotadas para reduzir a evasão escolar. Com a contribuição para a educação e a oferta de oportunidades de emprego para jovens, a instituição que disponibiliza cursos profissionalizantes aumenta seu valor social e financeiro ao atrair alunos de perfis variados.
Desdobramentos deste Programa envolvendo serviços específicos de agenciamento do processo de colocação profissional, assessoria à implantação de pequenos empreendimentos e de concessão de bolsas para a continuidade de estudos contribuirão para uma mais efetiva e ampla conquista dessa meta mais imediata. "A destinação dos recursos está estreitamente relacionada ao acesso a profissionalização, direito garantido a todos os adolescentes e jovens brasileiros, mas ainda negligenciado a uma parcela da população", explicam as procuradoras do Trabalho Adriana Augusta Souza e Luciana Coutinho, atual coordenadora da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) em Minas Gerais, que viabilizaram o repasse.
O taoísmo da época dos Han conhece uma divindade suprema, chamada Huang-lao Kium. i. e. , Velho Senhor amarelo: expressão puramente simbólica que M. Maspéro corretamente relacionou ao Ancião dos Dias do Apocalipse: poderíamos acrescentar o Velho da Montanha, dos drusos. No mesmo Apocalipse, o Verbo é apresentado de cabelos brancos, mais uma vez sinal da eternidade. Mas, por escapar às limitações do tempo pode ser expresso tanto no passado quanto no futuro; ser um velho é existir desde antes da origem; é existir depois do fim desse mundo. Assim, o Buda qualifica-se de Irmão mais velho do Mundo. Xiva é por vezes venerado (notadamente no Kampuchea (Camboja) angkoriano) sob o nome de Velho Senhor (Vridheshvara). A sociedade secreta chinesa Tien-ti huei é às vezes designada como sociedade do Verdadeiro Ancestral (por exemplo, no decreto do imperador vietnamita Gia Long, que a condena). Este Ancestral é o Céu, pelo menos para o Homem verdadeiro, filho do Céu e da terra. (Retirado de: Chevalier, J. e Gheerbrant, A. Dicionário dos Símbolos. Rio de Janeiro, José Olympio Editora, 1995, p. 934. ) Além disso, também é recomendado para os profissionais que pretendem agregar conhecimento a uma determinada área.
Ao mesmo tempo em que dizem os nomes dos objetos, os atores explicam porque os escolheram.