O termo testes de função pulmonar (TFP) se refere a um grupo de testes que inclui (1) espirometria, (2) volumes pulmonares e (3) capacidade de difusão. A espirometria é utilizada para diagnosticar asma, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e outras doenças que afetam a respiração. O que é: Prova de função pulmonar é um teste para aferir o fluxo de ar e a presença de obstruções nas vias respiratórias ou brônquios, além de avaliar se os volumes dos pulmões estão normais.
A espirometria, uma das variantes da prova de função pulmonar, é uma das mais variantes no acompanhamento da saúde respiratória de crianças e adultos, pois consegue medir os volumes, capacidades e fluxos pulmonares de acordo com os padrões de referência relativos a altura, sexo e idade do paciente. Este exame pode ser realizado por médicos pneumologistas e/ou cardiopneumologistas e fisioterapeutas e é capaz de medir a velocidade e a. O exame só não é recomendado para pessoas que sofreram infartos ou um AVC (Acidente Vascular Cerebral) três meses antes da data do exame.
Em linhas gerais, a espirometria mede a velocidade e a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões. Este exame tem uma particularidade pois exige a compreensão e colaboração do paciente, que deve ser estimulado adequadamente pelo examinador para a obtenção de medidas corretas e reprodutivas. É indicado para detectar doenças pulmonares, rastreamento de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) em tabagistas, avaliação clínica de sinais e sintomas, como dispnéia, tosse.
A espirometria é um exame que serve para avaliar a função pulmonar (dos pulmões), medindo a quantidade de ar inspirada, a quantidade expirada e a rapidez com que se expira. Estamos capacitados para realizar os exames de Provas de Função Respiratória em locais de sua conveniência, nas empresas ou sedes do seu.
Interpretação e comentários - A prova de função pulmonar é constituída por um conjunto de manobras respiratórias que permitem a mensuração de diversos parâmetros da mecânica pulmonar e da troca gasosa (capacidade vital, volume expiratório forçado no primeiro segundo, pico de fluxo expiratório, capacidade pulmonar total, volume residual e difusão), de modo a gerar um.